Unidados Contabilidade

Notícias

Como funcionam as Transferências Internacionais?

Saiba como enviar e receber transferências, quanto custa, quem pode realizar e outras dúvidas

Fonte: O Autor

As transferências internacionais consistem, em resumo, em enviar e receber recursos financeiros em moedas estrangeiras. Por regras e legislação do BACEN (Banco Central), as operações devem ser feitas através de uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio. A operação consiste em trocar a moeda local por moeda estrangeira, de maneira eletrônica e rápida. Os pagamentos e recebimentos devem partir sempre do titular da operação (cliente) e ter um motivo específico (natureza de câmbio).


Matheus Carnelossi, COO da plataforma de serviços financeiros Exon, assegura que todas as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central podem realizar transferências internacionais e, assim como qualquer outro serviço, a instituição financeira irá cobrar para receber/enviar e realizar as transações financeiras. “A cobrança pode ser feita tanto com taxas fixas, como também por meio de spread (ganho sobre a moeda). Em média, os bancos podem cobrar de 3% a 4% por operação. A Exon, visando o melhor para seus clientes, opera com um custo inicial de 1,3% por operação”, destaca Matheus.


O fechamento da operação poderá ser feito em minutos, com a conversão da moeda e efetivamente a entrega para a contraparte – (liquidação) em até dois dias úteis, podendo em alguns casos, ser até no dia seguinte.


Qualquer pessoa e empresa pode realizar uma transação, desde que seja feito um cadastro prévio com as informações solicitadas pela instituição financeira, segundo as normativas do BACEN. E, para receber uma ordem em moeda estrangeira, é necessário ter um canal bancário especifico que irá recepcionar a transferência. Esse canal é fornecido pela instituição bancária autorizada.


Não existe limite para enviar ou receber recursos do exterior. Entretanto, visando coibir a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo, as instituições devem aplicar limites de operação, de acordo com a capacidade financeira do cliente, evitando assim fraudes e evasão de divisas.

Sobre a Exon


A Exon é uma plataforma que une remessas financeiras e consultorias para empresas importadoras/exportadoras com tecnologia de ponta e atendimento especializado. A plataforma também atende pessoas físicas que necessitam enviar ou receber seus compromissos em moeda estrangeira.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Período: Julho/2022
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Cotação Dólar