Unidados Contabilidade

Notícias

6 maneiras de usar a Inteligência Artificial na oferta de serviços contábeis consultivos

Explore o poder da Inteligência Artificial na contabilidade: conciliação, análise de balancetes, elaboração de relatórios e muito mais. Saiba como oferecer serviços consultivos, de alto valor e economize tempo com IA!

Autor: Bruna DalmasFonte: A Autora

Explore o poder da Inteligência Artificial na contabilidade: conciliação, análise de balancetes, elaboração de relatórios e muito mais. Saiba como oferecer serviços consultivos, de alto valor e economize tempo com IA!

Verdade seja dita, não há mais como fugir da Inteligência Artificial (IA) na contabilidade. Quando pensamos em um alto volume de processamento de dados, a IA pode ser aplicada de diversas maneiras para simplificar e acelerar a rotina contábil.

Imagine que você precisa dominar a legislação específica de um determinado município. Você pode anexar um PDF ou adicionar um texto para a IA levantar as informações desejadas.

Já parou para pensar no tempo que você gastaria na leitura de um conteúdo extenso?

A IA é uma grande facilitadora quando falamos em agilizar processos. E o que ela pode entregar em velocidade não substituirá de forma alguma a capacidade intelectual humana de validar aquelas informações.

Ela também pode ser uma grande precursora para contadores que desejam começar a oferecer serviços consultivos e que levam valor para seu cliente.

Continue a leitura para conferir exemplos de como usar a IA na oferta de serviços consultivos e descubra os principais passos para explorar ao máximo a IA nas tarefas contábeis.

Primeiro de tudo: Adquira a versão paga do Chat GPT

Decidimos explorar mais o Chat GPT por ser uma das ferramentas mais comentadas de IA, além de completa. Entretanto, você pode optar por outras, como Bing ou Bard, de acordo com sua preferência.

Por que adquirir a versão paga 4.0?

A versão paga permite fazer o upload de documentos, gerar planilhas ou até mesmo imagens se necessário, além de uma série de recursos que a versão gratuita não possui. Ideal para demandas contábeis específicas, como análise de dados.

Por exemplo, você pode anexar o balancete e solicitar informações referentes ao arquivo. Mas para isso, você precisará filtrar e ser o mais específico possível sobre as informações que você precisa em seu prompt (comando).

Para se tornar mais habilidoso com a ferramentas e na formulação de prompts, existem uma série de tutoriais no Youtube sobre como executar. O valor da aquisição é de 20 dólares mensais por conta.

Como posso aplicar IA nos processos contábeis para ser mais consultivo?

Agora, com a versão paga do Chat GPT, é possível agilizar a execução de diversas demandas, conforme alguns exemplos abaixo.

Antes de tudo, é importante se distanciar do medo de ser substituído por uma IA. A ideia é acompanhar a transformação do mercado para se manter alinhado com as necessidades emergentes.

Segundo Gabriel Capano, CEO da HubCount, empresa de tecnologia que tem impulsionado o uso da IA na contabilidade, a IA irá elevar a produtividade e ampliar os negócios. "A ideia é que as empresas possam produzir mais, rentabilizar mais, fornecer serviços de maior valor e se destacar no mercado", enfatiza.

1 - Conciliação Contábil

Sabemos que a conciliação contábil deve ser feita de maneira cuidadosa para garantir a avaliação correta sobre as movimentações financeiras feitas na empresa do cliente, com o objetivo de reduzir prejuízos.

Para que o processo seja feito sem erros, é necessário que o contador analise com calma todos os lançamentos. E o apoio da IA pode ser uma grande aliada nesse processo.

Você pode solicitar para a IA verificar, por exemplo, a conciliação correta de fornecedores, levantar uma informação sobre alguma nota fiscal específica, pedir para separar informações em colunas ou planilhas. Enfim, as possibilidades são muitas.

Quando se trata de um alto volume de informações, utilizar esses recursos é fundamental. Imagina fazer a conciliação de diversos clientes? Com a mente cansada, a possibilidade de erros aumentam.

2 - Análise de Balancete

A análise de balancete é um serviço essencial para oferecer serviços consultivos para seu cliente. E a Inteligência Artificial te ajuda a poupar muito tempo nesse processo.

Para que isso seja feito, você precisa fazer o upload do balancete no Chat GPT. O processo é bem simples, basta clicar no ícone de anexo e adicionar o arquivo, juntamente com seu comando.

Conforme o seu prompt, o ChatGPT analisa os dados do cliente e destaca aquilo que você solicitar. Você pode pedir que a IA realize uma análise completa do balancete, identifique tendências, discrepâncias, padrões significativos e aspectos críticos.

Assim, você consegue oferecer ao seu cliente soluções para o negócio dele, se portando como um parceiro estratégico e oferecer valor. Uma boa ideia é solicitar análises separadamente, ou seja, uma de cada vez.

Essas análises são um ótimo ponto de partida para uma investigação mais aprofundada.

3 - Cálculos de indicadores com IA

Após analisar o balancete e entender o contexto do seu cliente contábil, a próxima etapa seria calcular indicadores financeiros, como liquidez, margem bruta, entre outros. Esses cálculos oferecem uma visão quantitativa da saúde financeira de um negócio e utilizar a IA vai te poupar muito tempo.

Você pode ir além e fazer cálculos específicos do segmento dos clientes, como taxa de conversão de vendas ou custo de aquisição de clientes. Tudo vai depender da necessidade da empresa e, claro, de um bom prompt que traga esses insights da maneira correta.

4 - Cálculo de rescisão

Você pode utilizar o Chat GPT também para fazer cálculos de rescisão. Adicione todas as informações do colaborador e peça para a ferramenta fazer o processo com base nas leis trabalhistas brasileiras.

É fundamental para o resultado correto fornecer todas as informações referentes ao desligamento em questão, como tempo de casa, último salário, se possui férias vencidas, décimo terceiro, entre outros.

Peça também para que a IA traga essa visualização em planilha para ficar mais claro e evidente.

5 - Leitura de relatórios ou documentos

Sabe quando você precisa de uma informação específica que está em um relatório ou documento, com muitas páginas e que tomariam muito seu tempo para ler?

Pois bem, você pode anexar o arquivo no Chat GPT e pedir para ele levantar os principais tópicos, fazer resumos ou ser mais preciso ainda e pedir para ele identificar uma informação específica daquele anexo.

Isso poupa muito tempo no levantamento de informações e acredite, no final do dia, faz toda a diferença.

6 - Elaboração de relatórios para os clientes

Agora que você já fez a análise de dados, já calculou os riscos e as oportunidades do cliente, você precisa apresentar todas essas informações.

O Chat GPT pode produzir esses relatórios para você, agilizando seu tempo e facilitando a dinâmica da sua contabilidade com a produção de textos de relatórios e apresentações.

Facilite ainda mais: conte com uma plataforma de BI que já possui IA

Como você já percebeu, existem diversas maneiras de otimizar processos com IA. No entanto, é crucial inserir e requisitar informações corretamente para que a ferramenta entregue exatamente o que você necessita.

Algumas soluções disponíveis no mercado, como o HubCount BI, da HubCount já conta com a IA Generativa como um de seus recursos para facilitar a experiência do usuário. Assim, não é necessário que o contador seja experiente na formulação de prompts para obter os insights e as análises que ele precisa.

O importante é estar alinhado com as necessidades do mercado. Portanto, avalie o que mais faz sentido no seu escritório e acompanhe a transformação.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.2027 5.2036
Euro/Real Brasileiro 5.5563 5.6063
Atualizado em: 21/04/2024 21:06