Unidados Contabilidade

Notícias

Reforma Tributária: confira 3 habilidades que os profissionais precisam ter para se destacarem no mercado

Novo cenário será repleto de mudanças e requer cuidado para especialistas que atuam na área, principalmente em relação ao novo perfil exigido pelo mercado

Autor: Julia Mota

Depois de intensos debates, o Brasil passou em 2023 pela tão aguardada Reforma Tributária. A promulgação da pauta no Congresso, em dezembro do ano passado, marcou a primeira reforma na área de taxas, tributos e impostos do país em 30 anos.

E o principal objetivo do projeto foi simplificar os tributos brasileiros. Apelidado de “manicômio tributário” pelos especialistas, parte dos números ruins na economia do Brasil se deve pela complexidade das regras fiscais.

De acordo com o relatório Doing Business, produzido pelo Banco Mundial, o Brasil é o país no mundo onde os profissionais tributários mais gastam tempo apurando, declarando e pagando impostos. Em média, são gastos cerca de 1.501 horas por ano para que as obrigações tributárias sejam concluídas.

A título de comparação, a América Latina e Caribe levam somente cerca de 20% desse tempo. Já entre os membros das Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), são necessárias “apenas” 159 horas por ano.

O mesmo levantamento Doing Business coloca o Brasil apenas na 124ª posição dentre os países com a maior facilidade de fazer negócios. O ranking total – que tem 190 países – leva em consideração questões de complexidade tributária. Nesta lista, o nosso país está atrás de economias muito menores como Lesoto, Tonga, Butão, Malta, Zâmbia, Tunísia, Armênia, Eslováquia e Azerbaijão.

Marcos Gimenez, CEO da Bravo, empresa especializada em soluções inteligentes da transformação digital das áreas fiscais e contábil, afirma que para melhorar as condições do país a Reforma Tributária instituiu o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), por exemplo. Para impedir que os impostos incidam de maneira cumulativa em várias etapas das fases produtivos, o IVA vai substituir: PIS, Cofins e IPI (federal) e ICMS e ISS (estadual).

A especialista explica que mais de 170 países utilizam o modelo IVA, incluindo nações desenvolvidas como Canadá, Nova Zelândia, Portugal, Dinamarca, Alemanha, França e Espanha. Neste cenário, o perfil dos profissionais também enfrenta algumas mudanças após a aprovação.

“Além da clara transformação em todos os setores da economia que gerarão melhorias para o consumidor, a Reforma Tributária também vai causar um impacto enorme na atuação dos profissionais do setor. Todos os trabalhadores da área devem aproveitar o período de transição das novas regras para se atualizarem e adquirirem novos conhecimentos”, defende Gimenez.

Perfil dos profissionais tributários vai mudar após a reforma

Para permitir que a sociedade brasileira se adeque às novas regras, a Reforma Tributária terá um período de transição que começará em 2026 e seguirá até 2032. A partir de 2033 os impostos atuais serão completamente extintos.

Para Regina Calil, Vice-presidente da Bravo, será um “marco zero” para a sociedade e principalmente para os profissionais da área tributária. Ela defende que desde agora está aberta uma grande janela que vai exigir bastante dos especialistas.

Calil diz que por causa do grande impacto no país, os profissionais precisarão se adequar a um novo perfil profissional. Além do conhecimento profundo sobre as mudanças e do perfil mais didático, estas pessoas precisarão ter conhecimentos mais analíticos.

“O profissional que atua na área já é conhecido por ser mais sério, analítico, focado. Mas, com a inserção de tecnologia, inovação e IA, ele terá que se movimentar e melhorar suas habilidades comportamentais para enfrentar esse novo cenário de mudanças”, ressalta. Ela ainda afirma que “o perfil antigo está fardado ao fracasso”, principalmente ao considerar que o ponto de partida será o mesmo para todos, ou seja, o especialista que atua há 20 anos na profissão e aquele que acabou de chegar ao mercado partirão do mesmo princípio.

Ela justifica dizendo que a tendência é que as empresas comecem a aumentar a contratação de terceirizadas que são especializadas na questão tributária, já que isso pode garantir mais eficiência e custo-benefício. Neste contexto, os empresários dependerão ainda mais dos tributaristas para tomar decisões estratégicas, já que elas afetarão diretamente a nova precificação dos produtos e serviços do mercado.

“As mudanças da reforma serão muito grandes e, portanto, quem está na área precisará estar preparado para lidar com uma nova dinâmica da economia brasileira. Se no regime atual muita gente lida com a questão tributária de forma mais operacional, nos próximos anos abrirão oportunidades para um método de trabalho mais pormenorizado e crítico que auxiliará nas tomadas de decisões nas empresas”.

Dicas para os profissionais

O sistema educacional – principalmente as universidades – também será impactado pela Reforma Tributária. Além das novas formas de financiamento, as grades curriculares serão atualizadas para incluir novos aprendizados sobre o tema.

Esta atualização é uma “chance de ouro” não só para os profissionais que estão na área, mas também para quem vai entrar neste mercado nos próximos anos, defende Fabiana Dias, Gerente de Recursos Humanos da Bravo. Ela salienta que o período de transição da reforma deve servir para estudos, pesquisas e atualização.

Com experiência de mais de 20 anos em Recursos Humanos, Fabiana atua com foco na gestão de pessoas, soluções de problemas e atingimento de metas e resultados. “É importante salientar para todo mundo que trabalha na área que além das soluções mais tradicionais como as pós-graduações, também há diversos workshops, cursos livres, palestras, webinares e outros eventos muitas vezes gratuitos sobre o tema. Estas oportunidades precisam ser agarradas, já que todo este conhecimento fará muito a diferença lá na frente quando as novas regras estiverem estabelecidas”, argumenta a Gerente de RH.

Pensando em ajudar estes profissionais, Karen Miura, CVO da Bravo, elaborou 3 dicas para ajudar quem quer quiser se manter atualizado e ser requisitado em épocas de Reforma Tributária:

  • Atualização profissional: os estudos são a parte mais essencial para quem pretende ser um profissional “do futuro” na área tributária. Adquirir conhecimento fará não somente que a pessoa fique atualizada, mas que ela tenha mais capacidade de ganhar habilidades comportamentais, que com certeza serão mais exigidas nos próximos anos;
  • Tecnologia como aliada: normalmente se pensa que somente profissionais de TI e desenvolvimento de sistemas, por exemplo, atuam com tecnologia. Na verdade, é preciso lembrar que qualquer trabalhador do século XXI interage com algum tipo de ferramenta tecnológica. Por causa disso, é essencial que profissionais contábeis aprendam a manusear softwares da área. Isso permite automatizar tarefas, gerando mais tempo para realizar funções que exigem mais análise crítica, o que nem a Inteligência Artificial faz com precisão ainda;
  • Aprender as soft skills: além do conhecimento técnico, que são as chamadas hard skills, os profissionais da contabilidade do futuro precisarão aprender sobre as soft skills. Neste sentido, habilidades de gestão de pessoas, comunicação, liderança, inteligência emocional, flexibilidade e outras serão bastante exigidas. A junção das hard skills com as soft skills poderão alavancar ainda mais pessoas que estão nestas carreiras, já que a tendência é que estas pessoas sejam mais demandadas.

“Todo novo desafio precisa ser encarado também como uma nova oportunidade. A Reforma Tributária deve tornar o trabalho de tributaristas mais complexo em um primeiro momento, mas posteriormente pode torná-los em alguns dos profissionais mais requisitados do país”, finaliza Marcos Gimenez, CEO da Bravo.

Sobre a Bravo

A Bravo é uma empresa especialista em soluções inteligentes para acelerar a transformação digital das áreas financeira, fiscal e contábil. Com mais de uma década de atuação, mais de 200 mil obrigações fiscais entregues anualmente e 50 bilhões de reais em impostos apurados, faz o desenvolvimento de tecnologia própria, é pioneira no uso de Robotic Process Automation (RPA) e inteligência artificial, além de utilizar serviços automatizados de Business Process Outsourcing (BPO 4.0) para a simplificação das rotinas fiscais.

A empresa conta com um suporte constante que sustenta as operações das soluções fiscais agindo imediatamente na origem de qualquer problema. A equipe multidisciplinar atua no acompanhamento e garante a detecção, o diagnóstico e a resolução de demandas com rapidez e eficiência.

O objetivo da Bravo é revolucionar a gestão contábil, fiscal e financeira, levando nobreza aos profissionais destas áreas e apoiando-os a se dedicarem plenamente ao crescimento do seu negócio. E para crescer sem perder a nossa essência, apostamos em uma cultura forte.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.1096 5.1127
Euro/Real Brasileiro 5.4762 5.4842
Atualizado em: 29/04/2024 15:53